sexta-feira, 27 de maio de 2011

Chaminés das refinarias de petróleo na Ploesti, Romenia, este B-24 Liberator, foi uma das mais de 100 aeronaves que participaram da operação, o ataque de baixo nível de 1 de agosto de 1943.

Primeiro tenente Robert A. Galvan, de pé no canto direito e sua tripulação do Grupo Bomb 461 do Esquadrão Bomber 767 da Força Aérea 15

O Consolidated B-24 Liberator foi um dos aviões mais numerosos da história, durante a guerra contruiram-se nada menos que 18.188 delas. Tornou-se notável não apenas na quantidade, mas tambem por seus feitos. Dotado de largo de ação , em parte devido a uma asa de eficiência incomum, o modelo proporcionou aos aliados uma capacidade de ataque que lhes permitiu atingir importantes alvos inimigos, antes inacessíveis.

ou

Um grupo de bombardeiros B-24 em voo baixo durante o bombardeiro a ploesti, em agosto de 1943.

Linha de produção dos bombardeiros B -24 na unidade da Ford Motors, em Willow Run.

Um B-24 Liberator abatido por um caça alemão em 10 de abril de 1945 na região da Italia.

O modelo PB$Y-2 tinha quatro motores Pratt & Whitney R-1830-94 com 1.350HP de potência cada. A envergadura era de 33,52m e o comprimento de 22,73m. Suportava peso máximo de decolagem de 29.480kg; atingia a velocidade máxima de 318km/h, com alcance de 4.500km e teto de 6.310m. A aeronave estava armada com doze metralhadoras de 12,7mm ( calibre .50 ) e podia carregar até 2.275kg de explosivos.

Esta aeronave distinguia-se do B-24 por ter cauda simples ( composta por um único leme vertical alto e dois horizontais ), fuselagem mais comprida, mudanças nos armamentos ( duas torretas dorsais Martin, uma torreta em bolha Erco no nariz e duas bolhas de vigia armadas em cada lado da fuselagem) e motores diferentes ( com resfriadores circulares, ao invés de ovais ). O Privateer inciou sua carreira em 1944 e manteve-se em serviço após a Segunda Guerra, inclusive na Coréia e executou um grande serviço durante a Guerra Fria nos anos 1950 como um radar e plataforma de contramedidas eletrônicas.

A repentina e decisiva em favor dos Aliados na Batalha do Atlântico em maio 1943 foi o resultado de muitos fatores. No entanto, não foi por acaso que coincidiu com a chegad atrasada do reforço de muitos Liberator VLR para as patrulhas marítimas. Aos Liberator foram creditados na íntegra ou em parte, o afundamento de 72 U-boats.

Em fevereiro de 1944, os americanos começaram a usar B -24 especialmente equipados para auxiliarem na montagem das formações dos grupos de bombardeiros. Conhecidos como Assembly ou Formation Ships, eles foram equipados com luzes de sinalização, material pirotécnico e eram pintados com cores psicodélicas em listras, ou bolinhas para permitir um fácil reconhecimento visual pelos bombardeiros. As primeiras aeronaves utilizadas eram B-24DS. As formas de sinalização com as luzes variava de grupo para grupo, mas, geralmente, consistia em luzes brancas que piscavam de ambos os lados da fuselagem dispostas para formar a letra de identificação do grupo.

Os ataques frontais eram muito perigosos para os B-24. Um Liberator sendo atacado por um Focke-Wulf FW 190

A United States Army Air Forces ( USAAF ) recebeu seus primeiros B -24 em 1941. O único B -24 no Havai foi destruido pelos japoneses no ataque a Pearl Harbor, em 7 de dezembro. Tal como a RAF, a USAAF usou os Liberator como transportadores em primeiro lugar. A primeira ação de combate dos B-24 aconteceu em 6 de junho de 1942, quando quatro B-24 baseados voaram através de Midway para realizar um ataque à Ilha Wake, mas não conseguiram encontrá-la. Em 12 de junho de 1942, 13 B-24 voaram do Egito, contra os campos de petróleo e refinarias em Ploesti, Romênia.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

BOMBARDEIROS B -17 CAPTURADOS PELOS ALEMÃES

PILOTO DA LUFTWAFFE OBSERVA BOMBARDEIRO B-17 ¨MISS QUACHITA¨ AVARIADO EM COMBATE

PROJETO DE ESTRUTURA DO B-17

BOMBARDEIROS B-17D / F / G



BOEING MODELO 299 ( XB- 17 ) que originou o Boeing B-17, durante o voo teste em 28 de julho de 1935.

O B17-B Teve sua primeira versão de produção, utilizando o motor Wright Cyclone / O B17-C ficou disponível no inicio da II Guerra Mundial, que se foi adquirida pela Grã bretanha ao abrigo da lei ¨Emprestimo-arrendamento¨ que permitia aos países ocidentais adquirir material militar os Estados Unidos. Este seria alías o primeiro bombardeiro B-17 a estar envolvido em combates, ainda antes de os Estados Unidos entrarem na guerra. / O B17-D Teve uma versão modernizada com maior proteçãoe blindagem para os pilotos e que permitia melhor resistir aos ataques dos caçãs. Os bombardeiros B-17C foram convertidos para B-17D. / O B-17E apareceu no final de 1941 e foi entregue a uma unidade operacional pela primeira vez em janeiro de 1942 na Indonésia, então território holandês. / O B-17F incorporava alterções interiores importantes como tanques auto-vedantes, maiores depósitos de combustíveis nas asas. Esta versão foi produzida não só pela Boeing como também pela Douglas e pela Lockeed. / O B-17G entregue a partir de setembro de 1943, com a torre frontal, que foi vista como uma aquisição muito bem vinda, a torre controlada remotamente colocada no nariz do avião. Este novo desenvolvimento dava ao avião uma capacidade de fogo maoir, ainda mais que permitiam enorme visibilidade para o operador. Porém, o B-17 tinha desvantagem de uma velocidade inferior, mercê de um pior coeficiente aerodinâmico.