sábado, 4 de dezembro de 2010

A 18 de dezembro de 1943, o Governo criou o primeiro Grupo de Aviação de Caça; por decreto de 27 de dezembro foi nomeado o seu comandante, o Major-Aviador Nero Moura; a 3 de janeiro de 1944 partiu do Brasil, para ser treinado nos EUA, o pessoal chave do Grupo de Caça constante do Comando, do Oficial de Operações, do Oficial de Informações; esses oficias, de janeiro a março receberam um treinamento completo abrangendo 60 horas de voo em aviões de caça Curtiss P-40.

Qatro dias depois de declaração de guerra, A28 hudson da Base Aérea de porto alegre, atacou um submarino a 50 milhas maritimas da costa de Santa Catarina.

No terceiro ano do desenrolar da II Guerra Mundial, foram criados o Ministério da Aéronautica e a Força Aérea Brasileira; fruto de uma ideia em marcha no Brasil, já há varios anos, essa criação foi precipitada pelos acontecimentos da guerra, onde a importância do Poder Aéreo vinha se destacando. Estávamos, então, em janeiro de 1941 e a guerra localizada na Europa, quase que exclusivamente, ainda podia ser considerada longínqua em relação ao Brasil; mas, no mesmo ano, com a entrada dos EUA na guerra, os acontecimentos começaram a se precipitar avassaladoramente. Um ano e meio depois que a Aviação Militar ea Aviação Naval se fundiram, o Brasil declarou guerra à Alemanha e à Italia.

FAB NA GUERRA EUROPÉA

FORÇA AÉREA BRASILEIRA NO PANAMÁ

BOMBARDEIRO AMERICANO E PROPAGANDAS DA ÉPOCA

O CAÇADOR E SUA ARMA - O caça de Modrow era um Heinkel HE 219, uma das melhores aeronaves na categoria de caças noturnos já fabricado. No chão a sua aparência não era das melhores, pois a aeronava fora construida com um grande e desajeitado trem de pouso, um conjunto de antenas na parte dianteira e a cabine para piloto e operador de radar bem à frente da aeronave. Ao às Modrow foi creditado 34 vitórias, em 259 missões, incluindo 109 missões como piloto de caça noturno. Na década de 1950, com a reconstrução das Forças Aéreas Alemãs, Modrow juntou-se à Bundesluftwaffe, a nova FAA, onde permaneceu até a sua aposentadoria em 1964, quando passou para reserva no posto de tenente-coronel. Com relação a sua aeronava de caça, atualmente existe apenas um exemplar do HE219 sobrevivente em todo o mundo e encontra-se em processo de restauração no Museu Smithsonian, em Washington, EUA. Modrow faleceu de causas naturais na cidade portuária de Kiel Alemanha aos 82 anos de idade em 10 de setembro de 1990.,

Foto da ficha de entrada de Modrow em território brasileiro. Em 2 de janeiro de 1939, o piloto Ernst Wilhelm Modrow, de 30 anos, natural de Stettin, Polonia, recebia a sua autorização de viagen para Natal. Provavelmente este não era o primeiro pedido de ingresso de Modrow em Natal, pois desde 1930, ele já trabalhava na América do Sul, primeiramente na empresa aérea colombiana SCADTA, uma empresa de aviação com controle alemão e a partir de 1937, como responsável pelas rotas turísticas da Lufthansa. A partir de setembro de 1939, com a eclosão da guerra, Modrow é convocado para a Luftwaffe. Segue para noruega, servindo em um esquadrão de transporte, o KGr. Z.B.V 108, que utilizava o hidroavião Dornier DO26. Devido as suas habilidades, em 1943 é transferido para um grupo de caça noturna, que tinha a função de destruir bombardeiros ingleses que atacavam diretamente o coração da Alemanha.

Apenas em 1930, conduzido peço diretor Fritz Hammer, o hidroavião ¨GUANABARA¨ chegava a Natal e este alemão vinha com a missão de instalar uma base de hidroaviões na cidade. Em 3 de fevereiro 1934 a Deutsche Lufthansa implanta o primeiro serviço aéreo transoceanico do mundo, onde em dis dias e meio, um passageiro viajava entre Berlin e Rio de Janeiro um avanço espantoso para a época.

CARINBO DO GOVERNO ALEMÃO - Os alemães chegam a Natal em 1926, quando foram inciados estudos técnicos para implantaçãode linhas aéreas na região.

Um dos modelos de aviões pilotados por modrow sendo posicionado no Rio Potengi. Ao fundo a Praia da Redinha Natal Brasil.